Conceitos iniciais de missões

Uma não tão breve explicação de conceitos básicos de missões. O alvo é auxiliar crentes que têm dúvidas básicas sobre a obra missionária. Os conceitos apresentados aqui são iniciais, ou seja, não acadêmicos. A proposta é instruir iniciantes nos primeiros passos sobre a Grande Comissão.

O que é missão

É o propósito geral de Deus na criação do mundo: a formação de um povo para si mesmo.

Deus tem uma missão

A “Missio Dei” (missão de Deus) é: Deus ama seu povo e providência a salvação.

O motivo e a finalidade da missão é o próprio DEUS.

Missão no AT e no NT

Há uma nítida diferença entre a missão no AT e no NT.

No AT chama-se “Missão Centrípeta”, pois Israel era a luz para as nações. Israel deveria obedecer a Deus, e Deus abençoaria Israel (Alianças/Pactos).

Ilustração: Missão Centrípeta: as nações vão até Israel. No centro da imagem têm uma estrela de Davi azul, sobre ela 4 silhuetas de bonequinhos com traços étnicos de judeus. ao redor vários bonequinhos com traços étnicos de diferentes povos. Setas azuis ligam os bonequinhos estrangeiros aos bonequinhos israelitas, dando a ideia de que estão se movendo em direção à estrela de Davi.

As nações vizinhas seriam atraídas ao Criador devido a santidade e prosperidade de Israel.

Base bíblica de missões no AT

Gn 12.1–3; Ex 3.10–12; Ex 19.5,6; Josué 1.1,2,5,6; Is 43.1–10; Jr 1.5-7; Dn 1.3-4, 6-7; Am 7.14,15 – não exaustivo).

Já no NT, chama-se “Missão Centrífuga”, pois a igreja é enviada por Jesus para viver entre as nações e anunciar Seus feitos e Sua glória entre os que ainda não O conhecem.

Ilustração: Missão centrífuga: a igreja vai até as nações. 5 círculos circunscritos, de linha amarela, separam Jerusalém, Judeia, Samaria, Confins da Terra. Sendo Jerusalém no meio e Confins da terra no círculo da extremidade. No meio tem uma cruz. Bonequinhos de diferentes aspectos étnicos estão em volta dos círculos, como se alguns estivessem em Jerusalém, outros na Judeia, outros em Samaria, e outros nos confins da terra. Entre os bonequinhos, alguns estão destacados de amarelo. Nestes há setas saindo do centro em direção a eles, como se eles estivessem se movendo de Jerusalém até os confins da terra.

O que são missões

É o esforço da igreja de treinar e enviar missionários para anunciarem as Boas Novas da salvação aos que não conhecem o Cordeiro de Deus, o Cristo Jesus, o Messias Redentor. Em outras palavras, a Missão é de Deus, e as Missões foram entregues à igreja.

Como fazer missões

Métodos, critérios, estratégias, vocação… são temas que inundam as Escrituras desde de o AT, porém é revelado com clareza ao longo do NT. Jesus, em seu ministério, deixou as lições, os exemplos e as estratégias que envolvem a obra missionária.

Os apóstolos escreveram em suas epístolas como cumprir a ordem de Jesus, e mostraram com seus ministérios como eles obedeceram. Atos nos apresenta a rotina da igreja primitiva, essencialmente missionária, suas vidas era centrada em anunciar a Cristo.

E, finalmente, Apocalipse mostra o resultado dos que resistiram à proclamação; as consequências dos que creram em Jesus, mas desobedeceram suas ordens; o galardão dos que cumpriram seus mandamentos; e o glorioso encontro de todos os que ouviram e creram nas boas novas.

Base bíblica de missões no NT

O pilar da obra missionária, chamada de A Grande Comissão, ou IDE, está nos 4 Evangelhos e no livro de Atos (esta é a única ordem de Jesus presente nos 4 Evangelhos e no livro de Atos – obviamente uma ordem a ser priorizada).

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Mateus 28:19,20

E disse-lhes: — Vão por todo o mundo e preguem o evangelho a toda criatura.
Marcos 16:15

Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras.
E disse-lhes:
— Assim está escrito que o Cristo tinha de sofrer, ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia,
e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando em Jerusalém.
Vocês são testemunhas destas coisas.
Eis que envio sobre vocês a promessa de meu Pai; permaneçam, pois, na cidade, até que vocês sejam revestidos do poder que vem do alto.
Lucas 24:45-49

E Jesus lhes disse outra vez:
— Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.
E, havendo dito isso, soprou sobre eles e disse-lhes:
— Recebam o Espírito Santo.
João 20:21,22

Quem é missionário

Os missionários são os agentes de missões que servem à Missão de Deus. Embora todo cristão tenha recebido a ordem, só é missionário aquele que está envolvido com missões. Seja capacitando, apoiando, sustentando, ou mobilizando os que vão; seja indo.

O que anunciar

“A Cristo e este crucificado” (1 Co 1.23).

As divergências sobre o que anunciar resultam de politizar a obra missionária. Contudo, se olharmos para a Bíblia, a resposta é simples: Jesus deixa claro que o objetivo da Grande Comissão é falar dEle e o que Ele ensinou:

“ensinando-os a guardar [no sentido de compreender e obedecer] todas as coisas que tenho ordenado” (Mt 28.20)

“pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações” (Lc 24.46)

Paulo afirma que só fala de Cristo, e não se deixa levar por sabedoria humana:

“A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a fé que vocês têm não se apoiasse em sabedoria humana, mas no poder de Deus.”
1 Coríntios 2:4,5


“Porque não ousarei falar sobre coisa alguma, a não ser sobre aquelas que Cristo fez por meio de mim, para conduzir os gentios à obediência, por palavra e por obras, por força de sinais e prodígios, pelo poder do Espírito de Deus. Assim, desde Jerusalém e arredores até o Ilírico, tenho divulgado o evangelho de Cristo”
Romanos 15:18,19

Paulo deixa claro como levar gentios à obediência:

  • a) por palavra;
  • b) por obras;
  • c) por força de sinais e prodígios;
  • d) pelo poder do Espírito de Deus.

a) por palavra:

“Pregue o Evangelho, se necessário use palavras” é um falso aforismo. Jesus pregou com a vida sem falhas e usou muitas palavras. O missionário prega com a vida para ter direito (autoridade) de falar, e aí então ele prega com clareza e na língua do povo.

b) por obras:

A Bíblia fala de três tipos:

  • obras de Deus;
  • obras de palha;
  • boas obras.

Pode-se resumir assim: obras de Deus, com diz o nome, é toda e qualquer ação exclusiva do Todo-Poderoso. Já obras de palha são as feitas pelo homem e para o homem (vaidade, reputação) – essas o “fogo queima e a traça destrói”, ou seja, coisas materiais; e, por fim, boas obras são as feitas pelos filhos de Deus para a glória do Pai e que, por isso, perduram – quase sempre nas Escrituras “boas obras” se refere ao testemunho de obediência a Deus.

Muitos confundem “boas obras”, “missão” e “missões” com “benfeitorias” e com “serviço social”. É nesse ponto que, tantas vezes, a obra missionária é atacada pelos próprios cristãos e pelas igrejas.

É de amplo conhecimento que o cristão (não só o missionário) é chamado a estender a mão ao necessitado, a repartir seu pão, a não passar de largo, a abrir a boca em favor do necessitado.

O próprio Jesus alimentou a multidão que o seguia para ouvir sua mensagem (Jo 6.1–15). Porém, Jesus também despediu uma multidão sem dar-lhes o pão (Jo 6.26,27).

Os apóstolos nem sempre tinham algo para dar (At 3.3–8). Da mesma forma, nem sempre o missionário terá como alimentar um povo.

A maioria dos missionários vive com menos do que precisa, e vários passam necessidade. Em qualquer cenário, o cristão deve servir (seja com pão ou com oração). Porém, alimentar as multidões, alfabetizar os povos, dar tratamento dentário e médico não é o alvo de missões – ainda que a maioria dos projetos se esforcem para servir o povo com ações de fortalecimento e crescimento comunitário.

Quase todo missionário se envolve com projetos para melhorar a vida do povo com o qual convive. Deus coloca amor no coração do missionário por aqueles a quem ele serve, e isso impulsiona o obreiro a querer melhorar integralmente a vida do povo. Contudo, inúmeros fatores o impedem de fazer mais (a própria saúde; o tamanho dos desafios locais; a falta de obreiros; os recursos; autorização do povo e do governo para atuar etc.)

O missionário compartilha o que possui, mas quase nunca é capaz de mudar uma realidade sozinho – e essa não é a sua função. Ele não é um revolucionário, nem um líder comunitário e nem um assistente social. A obra missionária é de proclamação. O serviço faz parte do testemunho, não do propósito.

A obra missionária é de proclamação. O serviço faz parte do testemunho, não do propósito.

c) força de sinais e prodígios:

Sempre digo que no campo missionário não há cessacionistas, pois vemos milagres frequentemente. Curas, provisão, multiplicação, libertações de demônios, pessoas falarem em línguas, ressuscitações, rompimento de cadeias, sonhos proféticos… acontece de tudo. Deus confere sinais maravilhosos para validar Sua própria mensagem conforme lhe apraz.

Estes sinais acompanharão aqueles que creem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.”
Marcos 16:17,18

Os cessacionistas podem duvidar da continuidade dos dons maravilhosos, mas que eles continuam, continuam. Eu não negarei o que vi meu Senhor fazer.

d) É no poder do Espírito Santo que tudo acontece:

Da vocação do missionário ao seu preparo; da sua chegada e permanência no campo à proclamação e à conversão do povo… a obra missionária só move se o Espírito Santo mover. Sem o poder do Espírito Santo, sem missões.

É por isso que eu tenho muito temor quando vejo igrejas/crentes desinteressados de missões. Porque o Espírito Santo é o Espírito de Missões. Se um crente tem desinteresse, ou pior, desprezo pela obra missionária, é de se preocupar sobre o Espírito Santo atuar nele.

A quem anunciar

A todas as etnias da terra.

  • a “todas as nações” (Mt 28.19; Lc 24.46) 
  • “a toda criatura” (Mc 16.15)
  • tanto em “Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.” (At 1.8)

Paulo, por sua vez, chama atenção para a prioridade da proclamação: quem ainda não ouviu nenhuma vez tem preferência sobre quem já ouviu, mas rejeitou:

“Porque não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: ‘Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.’ Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram?
Romanos 10.12-15

“Assim, desde Jerusalém e arredores até o Ilírico, tenho divulgado o evangelho de Cristo, esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já foi anunciado, para não edificar sobre alicerce alheio. Pelo contrário, como está escrito: ‘Aqueles que não tiveram notícia dele o verão, e os que nada tinham ouvido a respeito dele o entenderão.
Romanos 15.19b-21

Em resumo, deve-se anunciar a todas as etnias da terra; ao mesmo tempo (esforço conjunto da igreja que evangeliza onde está e envia para longe); e priorizar os esforços para aqueles que nunca ouviram.

PNAs e PNEs

Povos não-alcançados (PNAs) e povos não-evangelizados (PNEs) são nomeclaturas para auxiliar a igreja global no esforço de concluir a obra missionária.

No globo há 7,9 bilhões de pessoas distribuídas em mais de 17 mil grupos étnicos. Desses, 3,37 bilhões de pessoas estão entre PNAs. São pessoas que sequer tiveram a possibilidade de ouvir o Evangelho. Essa é a realidade de assustadora de 42,6% do planeta que ainda não ouviu falar de Cristo.

Enquanto entre os PNAs há pouquíssimos cristãos, umas poucas igrejas e alguns missionários, os PNEs não possuem nenhum cristão vivendo entre eles, e também não têm a Bíblia em sua própria língua. Ou seja, se alguém não for até eles, eles não têm nenhuma chance de ouvir falar de Jesus.

Tradução da Bíblia

Esta é outra barreira ao avanço da Grande Comissão. 1,5 bilhão de pessoas ainda não possuem a Bíblia completa em seu idioma. E 128 milhões de pessoas não possuem nenhum trecho das Escrituras em sua língua.

O preparo linguístico de tradutor da Bíblia é um treinamento específico. No Brasil, a Missão Alem oferece um dos melhores preparos para tradução bíblica da América Latina. As igrejas e mantenedores de missões devem estar prontos a custear esse treinamento indispensável ao tradutor da Bíblia.

Resultado das missões

A Missio Dei resulta na representação de todos os povos da terra. Todas as línguas estarão representadas na Eternidade, no Corpo de Cristo que foi redimido por Ele. Pessoas de todas as etnias ao longo da história que ouviram as boas novas e foram salvas por Jesus. 

“Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestes brancas, com ramos de palmeira nas mãos. E clamavam com voz forte, dizendo: ‘Ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.’”
Apocalipse 7:9-10

Deus, que não faz acepção de pessoas, desde o AT, já tinha revelado sua intenção de redimir para si um povo de todas as etnias da terra:

“Abençoarei aqueles que o abençoarem e amaldiçoarei aquele que o amaldiçoar. Em você serão benditas todas as famílias da terra.”
Gênesis 12.3

“Os confins da terra se lembrarão do Senhor e a ele se converterão; diante dele se prostrarão todas as famílias das nações.”
Salmos 22.27

“Na sua descendência serão benditas todas as nações da terra, porque você obedeceu à minha voz.”
Gênesis 22.18

“Peça, e eu lhe darei as nações por herança e as extremidades da terra por sua possessão.”
Salmos 2.8

“Alegrem-se e exultem as nações, pois julgas os povos com justiça e guias na terra as nações. Louvem-te os povos, ó Deus! Louvem-te os povos todos!”
Salmos 67.4,5

No original em hebraico, a palavra traduzida por “famílias” é מִשְׁפְּחֹ֥ת [mishpechot], que quer dizer “clã”. Na Septuaginta, mishpechot foi traduzido para φυλαὶ [phylai], que quer dizer “tribos”.  Esses textos deixam clara a intenção de Deus de prover salvação para representantes de todas as etnias da terra.

Resumo

Deus tem uma missão: formar um povo para si, resgatado por Cristo. Para isso, Jesus ordenou sua igreja que fosse por todas as partes do mundo, a todas as etnias, que ensinassem sobre Ele e seu ministério. O Espírito Santo é que capacita e impulsiona essa obra, conferindo autoridade e poder aos missionários para que ao pregarem, o povo seja convencido do pecado, juízo e da justiça e se convertam. Mais de dois mil anos após essa ordem, quase metade do planeta ainda não ouviu o Evangelho. Um dos motivos é que há resistência por parte dos crentes em obedecer, por parte da igreja de enviar, e por parte dos povos em recebê-los. “A quem enviarei? Quem há de ir por nós?” (Is 6.8).

Ao crente que deseja mais conhecimento, sugiro o treinamento do Perspectivas. O Perspectivas é fundamental para todo crente que deseja ser fiel a Cristo. Sem dúvidas é a melhor capacitação bíblica e ortodoxa que existe, hoje, no mundo, para ajudar crentes a compreenderem qual o seu papel na obra missionária, para que todos os povos O adorem. Entre em contato com o Perspectivas para fazer parte de uma próxima turma, ou leve essa capacitação para toda a sua igreja. (Esse artigo não é publi, o curso é bom mesmo).

Fontes:
Todas as citações bíblicas são da NAA
https://www.studylight.org/interlinear-study-bible/
https://biblehub.com/lexicon/
https://amtb.org.br/a-teologia-biblica-da-vocacao-e-chamada/

Certamente você realizará o propósito de Deus, não importa como esteja agindo, mas faz diferença se você serve como Judas ou como João.
C S Lewis

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑